O empreendedorismo jovem no Brasil
O espírito aventureiro dos jovens e, muitas vezes, a disponibilidade maior de tempo, além da vontade de aprender, tornam essa faixa etária perfeita para o universo do empreendedorismo.
Estima-se que quase 7 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos tenham empreendimentos atualmente, em estágio inicial ou já estabelecidos. Entre os jovens adultos de 25 a 34 anos, esse número passa dos 12 milhões.
Quer saber mais sobre o cenário atual do empreendedorismo jovem no Brasil e sobre as perspectivas e desafios desse público? Então continue lendo este artigo.
Cresce o empreendedorismo jovem no Brasil
A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada no Brasil pela equipe do IBQP com o
apoio do SEBRAE, vem revelando o crescimento constante de empreendedores jovens no país. No Relatório GEM 2017, já havia sido constatado que os adultos de 25 a 34 anos eram os mais ativos na criação de novos negócios, seguidos pelos de 18 a 24 anos: 30,5% dos brasileiros de 25 a 34 anos e 20,3% dos jovens entre 18 e 24 anos revelaram-se proprietários de empreendimentos em estágio inicial.
Em 2018, esses números cresceram no caso de brasileiros entre 18 e 24 anos: de 20,3% para 21,2%, o que significa que os mais jovens ultrapassaram em porcentagem os empreendedores iniciais de 25 a 34 anos (que teve uma pequena queda de 0,1%). Tornaram-se, assim, a faixa etária com a maior porcentagem de proprietários de empreendimentos em estágio inicial.
Por outro lado, no caso de empreendimentos já consolidados, os brasileiros de 35 a 64 anos se destacam. No entanto, a fração de jovens adultos que já têm negócios estabelecidos também cresceu. A porcentagem dos brasileiros entre 18 e 24 anos foi de 3,3% para 5,7%, enquanto entre os adultos de 25 a 34 anos esse número passou de 12,5% para 16,1%.
Como os jovens veem o empreendedorismo
Segundo o estudo Juventude Conectada 2018, realizado pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o IBOPE e a Rede Conhecimento Social, a maioria dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos que fazem parte do universo do empreendedorismo considera que empreender é ter um propósito, conseguir colocar em prática seus sonhos, liderar ideias criativas e ser protagonista da própria vida.
Embora quase a metade deles, 44%, não acredite que empreender seja a melhor forma de ganhar dinheiro, e um terço dos entrevistados declare que ser empreendedor não se trata de ter um trabalho com tempo flexível, 70% afirma que prefere ter um negócio próprio e se desafiar a criar produtos e/ou serviços.
Quando indagados a respeito do que significaria alcançar sucesso com um empreendimento, 60% dos entrevistados concordou que sucesso é ter um negócio de impacto, que traz benefícios pessoais e para a sociedade, enquanto para 56% trata-se de obter um bom lucro.
Desafios do empreendedorismo jovem
A falta de conhecimento e experiência são desafios que o jovem empreendedor costuma enfrentar, mas não são os únicos. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), os jovens empreendedores veem a burocracia e a alta carga tributária como os principais entraves para o seu negócio.
Já o estudo Juventude Conectada aponta como desafios do empreendedorismo jovem a falta de tradição empreendedora no país e a dificuldade de conseguir capital para investir. Além disso, os jovens estão constantemente sendo encorajados a buscar empregos estáveis e segurança financeira, em detrimento do empreendedorismo. Para jovens negros e/ou de classes mais baixas, a falta de investimento pesa ainda mais – e vem acompanhada do mito de que só o homem branco e de classe alta consegue empreender.
De acordo com o CONAJE, uma forma encontrada pelos jovens para contornar alguns desses desafios é a busca por políticas governamentais e entidades como o Sebrae, além de consultorias especializadas. Quase um terço dos entrevistados pela pesquisa também revelaram ter a Internet como uma aliada. De fato, há cada dia mais materiais, bem como cursos à distância, disponíveis on-line para quem quer trilhar o desafiador, mas empolgante, percurso do empreendedorismo jovem.
https://www.universia.net/br/actualidad/emprego/o-empreendedorismo-jovem-brasil-1165447.html